top of page

O que causa distúrbios de sono?

  • Foto do escritor: Bruno Andrade
    Bruno Andrade
  • 27 de mar. de 2020
  • 4 min de leitura

Atualizado: 29 de mar. de 2020


ree

Em tempos de Covid-19, onde não temos outra opção a não ser ficarmos em casa, não tem outro jeito, isso altera significativamente a nossa rotina. O levantar cedo, nos horários de costume, também são alterados, pois mesmo aqueles que estão trabalhando na modalidade home office, não precisam levantar no horário de sempre, porque assim não precisam enfrentar o trânsito das grandes cidades, esperar o transporte público e parar para tomar o cafezinho na lanchonete que fica no caminho. As crianças estão sem escola, as faculdades reproduzindo as aulas no estilo EAD (Ensino a Distância), as plataformas de filmes e séries nunca foram tão utilizadas como agora. Tudo isso alterou nosso cotidiano.


O cenário já transformou nosso dia a dia, e como não transformaria nosso sono?


São inúmeros os tipos de transtornos relacionados ao sono que podem afetar qualquer pessoa, entretanto, os hábitos diários podem influenciar significativamente a qualidade do sono de cada sujeito.


Dentre os distúrbios do sono mais conhecidos, quero listar os mais comuns e que podem acarretar em doenças mais severas:


INSÔNIA


A insônia é o distúrbio do sono mais frequente, e pode ser caracterizado por dificuldade em iniciar o sono, dificuldade em manter o sono, despertares durante a noite, despertar cedo ou mesmo ser identificada devido a queixas de sensação de cansaço durante o dia.

Ela pode surgir isoladamente ou ser secundária a uma doença, como depressão, alterações hormonais ou doenças neurológicas, por exemplo, ou ser provocada por certas substâncias ou remédios como álcool, cafeína, enérgicos, tabaco, diuréticos ou alguns antidepressivos. Ambientes com alta luminosidade, aparelhos eletrônicos, especialmente os aparelhos celulares, que por ansiedade muitas pessoas não conseguem deixar de lado, esperando qual será o próximo post ou mensagem.


APNEIA DO SONO


Esta doença provoca alterações no sono, ocorrendo uma incapacidade de atingir fases mais profundas, e dificultando o descanso adequado. Assim, pessoas com apneia do sono costumam ficar sonolentas durante o dia, gerando complicações como dores de cabeça, perda da concentração, irritabilidade, alterações da memória e pressão alta.


O tratamento pode ser feito com máscaras adaptáveis de oxigênio, perda de peso e abandono do tabagismo, em certos casos, pode ser indicada uma cirurgia para correção do estreitamento ou obstrução do ar nas vias respiratórias, causada por deformidades, ou a colocação de implantes.


SONOLÊNCIA EXCESSIVA DURANTE O DIA


Ela costuma ser provocada por situações que privam a existência de um sono adequado, como haver pouco tempo para dormir, sono interrompido várias vezes ou despertar muito cedo, e também devido ao uso de certos remédios que provocam o sono, ou a doenças como anemia, hipotireoidismo, epilepsia ou depressão. Cada organismo reage de maneira diferente a esta privação do sono, pessoalmente já passei por situação de privação do sono quando trabalhava em uma empresa de logística todas as noites, descansando apenas durante o dia, contudo, meu organismo nunca se adaptou e estava sempre com sono.


SONAMBULISMO


Sonambulismo faz parte da classe de distúrbios que provocam comportamentos inadequados durante o sono, chamadas de parassonias, em que há um alteração do padrão do sono devido à ativação de áreas do cérebro em momentos inapropriados. É mais frequente em crianças, apesar de poder existir em qualquer idade. Não há tratamento especifico para o sonambulismo, na maioria das vezes não é necessário qualquer tratamento, sendo que o quadro tende a diminuir a partir da adolescência. Em alguns casos, o médico poderá indicar medicamentos ansiolíticos ou antidepressivos para ajudar a regularizar o sono.


SÍNDROME DAS PERNAS INQUIETAS


A síndrome das pernas inquietas é uma desordem neurológica que causa sensação de desconforto nas pernas, geralmente, associada à necessidade incontrolável de movimentar as pernas, e costuma surgir durante o repouso ou na hora de dormir. Tem provável causa genética, e pode ser piorada devido a períodos de estresse, pelo uso de substâncias estimulantes, como cafeína ou álcool, ou em caso de doenças neurológicas e psiquiátricas. Esta síndrome atrapalha o sono, podendo provocar sonolência durante o dia e fadiga.


BRUXISMO


Bruxismo é um distúrbio do movimento caracterizado pelo ato inconsciente de ranger e apertar os dentes de forma involuntária, causando complicações desagradáveis como alterações dentárias, dores de cabeça constantes, além de estalidos e dores na mandíbula. O tratamento pode incluir o uso de dispositivo indicado por um dentista, em casos mais graves, pode ser necessário intervenção cirúrgica por um especialista em Buco-maxilo-facial.


NARCOLEPSIA


Narcolepsia é um ataque de sono incontrolável, que leva a pessoa a dormir em qualquer hora e qualquer ambiente, sendo necessário que a pessoa realize muito esforço para conseguir não cair no sono. Os ataques podem surgir poucas ou várias vezes ao dia, e o sono costuma durar alguns minutos. Os médicos recomendam a diminuição gradativa do uso de álcool e alimentos calóricos. Os psicólogos orientam que uma mudança no comportamento pode ajudar a reduzir os efeitos da perda de sono, como dormir e levantar em horários regulares, evitar bebidas alcoólicas ou remédios com efeito sedativo, fazer cochilos programados, evitar fumo e cafeína.


Se você se identifica com algum desses distúrbios, deixe o seu comentário.


P.S: Mas por favor, faça isso o mais cedo possível, para que você tenha uma saudável noite de sono!!!


By Bruno Andrade


 
 
 

Comentários


bottom of page